Design
Direção de arte
Ilustração
outside bureau
São Paulo > Brasil
contato > bluesky@uiip.com.br
skype > uiipbluesky
> Voltar
> Áudio - MP3
Flickr

Invente o seu
O pioneirismo sempre dá vantagens para quem não tem medo de criar suas próprias soluções


É tentador para uma pequena indústria a estratégia do “benchmarking de produtos”.  Expressão até que bem humorada para plagio ou até falsificação.
A motivação para copiar um produto famoso pode vir do perfil transgressor do empresário, do amadorismo do próprio setor, da má assessoria que a empresa recebe sobre como aproveitar tendências ou da necessidade real de faturamento frente a uma concorrência cruel.
Marcas renomadas tiveram seus pontos de partida na ousadia da originalidade e na persistência para aproveitarem uma oportunidade. Isso é pioneirismo e ele sempre deu vantagens ao pioneiro na corrida da busca do primeiro lugar.
Se o seu processo de fabricação garante qualidade, se sua fábrica tem meios de produção independentes e seus fornecedores são regionais, talvez custe menos do que o seu departamento financeiro imagine.
Com um pouco de planejamento é possível desenvolver produtos que atendam as necessidades dos consumidores de uma maneira melhor que o das concorrentes, para isso, é preciso saber quem são seus concorrentes.
Os consumidores são ávidos por novidades, basta apresentar qualidade suficiente para influenciar sua opinião e estar no ponto de venda certo para ser uma opção de compra. É interessante saber que o tempo e dinheiro gastos na fabricação de “similares” podem ser os mesmos na fabricação de produtos originais com forte apelo comercial.
Não há problema em ser a segunda, a terceira ou a quarta opção de compra do consumidor que vez ou outra atravessa suas crises financeiras, contanto que a estratégia não seja a falsificação criminosa (esplendida ou chinfrim) que pega carona nos investimentos e no know-how de produtos consagrados e enterra as chances da sua empresa tornar-se notória e garantir uma fatia do mercado.
_______________________________________________________________

Texto e ilustração - Ulisses Saravalle
© Uiip. Todos os direitos reservados