Design
Direção de arte
Ilustração
outside bureau
São Paulo > Brasil
contato > bluesky@uiip.com.br
skype > uiipbluesky
> Voltar
> Áudio - MP3
Flickr

De olho nas contas
Infelizmente alguns trabalhos não são nada rentáveis e nem por isso, são menos importantes


Agências de propaganda e escritórios de design trabalham bastante para ganharem as cobiçadas Contas, que nada mais são que a exclusividade contratual para atender uma marca ou produto com o reconhecimento do mercado, inclusive dos concorrentes. E quantas contas de comunicação tem uma empresa?
Pelo menos quatro. Uma que construirá a identidade de produtos, outra responsável pela propaganda comercial, outra pela comunicação institucional e uma última encarregada pela comunicação interna. Juntas formam a Comunicação Organizacional, porém há distinção dos valores investidos em cada uma delas e isso acontece por causa da relação custos X resultados.
Infelizmente alguns trabalhos não são nada rentáveis e nem por isso, são menos importantes. Esses jobs são chamados de conta pobre ou “carne de pescoço” e normalmente são trabalhos da comunicação interna da empresa.
Para evitar perda de eficiência na estratégia de comunicação, o ideal é fragmentar a verba de marketing dando a Cézar, o que é de Cézar.
Contas de Design - produtos, embalagens, logos, padrões visuais, uniformização, sinalização, internet, materiais de apoio à venda, impressos em geral – são para escritórios de design.
Contas de Propaganda - planejamento, compra de mídia, pesquisas, criação de anúncios – são para agências de propaganda.
A comunicação institucional da empresa pode ser feita pela mesma agência de propaganda, mas é prudente também trabalhar com uma boa assessoria de imprensa, e as contas de Comunicação Interna – planilhas de controle, fluxogramas, newsletters, mapas comerciais – são para fornecedores de comunicação de menor porte ou especialistas em Endomarketing.
_______________________________________________________________

Texto e ilustração - Ulisses Saravalle
© Uiip. Todos os direitos reservados