Design
Direção de arte
Ilustração
outside bureau
São Paulo > Brasil
contato > bluesky@uiip.com.br
skype > uiipbluesky
> Voltar
> Áudio - MP3
Flickr

+ Pra quê desenho
O desenho é a única forma de expressão para dar “corpo” a coisas que não existem


É inquestionável o poder da verdade na hora de vender produtos. E nada melhor para ilustrar uma verdade do que uma fotografia. Contudo, a escolha do desenho tem sido bastante eficiente para agregar valor através de estilo, originalidade e criatividade.
Quando se trata de materializar a imaginação motivada por sentimentos, os desenhos cumprem a tarefa com muita sensibilidade e amplas possibilidades plásticas.
Por estarem na categoria Arte, são concebidos com diversas propostas visuais (umas mais comerciais do que outras), mas todas são expressões do estilo do próprio autor. É o que os fazem únicos e preciosos na hora de chamar a atenção de um determinado público ou tema. E o mercado editorial melhor do que o publicitário sabe disso.
Sobretudo o desenho é uma ferramenta de planejamento que treina o cérebro a imaginar todas as etapas do processo de desenvolvimento e aplicação. Desta forma colabora para a percepção de limitações de uso e desafios de produção que poderiam fazer com que um grande investimento de dinheiro e tempo fosse desperdiçado. De outra forma, os desenhos com estilos bem definidos inspirados em uma concepção de mundo original, são os “garotos propaganda” de qualquer produto ou serviço que precisa gerar uma forte identificação com o seu público-alvo, e não é atoa que pintores, desenhistas e ilustradores garantem lugar nos portfolios de diretores de arte.
Passados os séculos onde o ofício de desenhista fazia a vez de "registrador oficial" de tudo que existia - idem como os botânicos ainda fazem - os desenhistas tem conseguido com muita competência expressar desejos e vender uma infinidade de coisas.
_______________________________________________________________

Texto e ilustração - Ulisses Saravalle
© Uiip. Todos os direitos reservados