Design
Direção de arte
Ilustração
outside bureau
São Paulo > Brasil
contato > bluesky@uiip.com.br
skype > uiipbluesky
> Voltar
> Áudio - MP3
Flickr

Maior que a perna
Use o design e a comunicação para ganhar terreno e escalar os degraus do mercado


A classificação do porte das empresas tem o poder econômico como um dos principais critérios e existe um abismo quase intransponível entre esses poderes, são degraus muito grandes e somente com a ajuda de um bom planejamento e investimentos sérios em longo prazo é possível preparar-se para mudar de status
A relação entre a faixa de atuação das empresas e sua prosperidade está no potencial de expansão do negócio. Segundo dados do BNDES, para uma empresa de pequeno porte se tornar uma multinacional ela precisaria acumular em um ano o faturamento correspondente a 18 anos. É uma meta desafiadora e um dos caminhos para atingi-la é o esgotamento da faixa de atuação.
A estratégia é subir degrau por degrau, ser o número um do seu bairro, depois da sua cidade e assim por diante.
Só é possível cativar um público maior para engrossar a receita e subir de faixa de atuação, se a marca ou o produto ganhar mercado e para isso é preciso uma força de vendas agressiva, aliada a uma boa capacidade de distribuição e ser marcante o suficiente para estar na preferência do consumidor e não decepcionar. E é nesse processo que o design e a comunicação tornam-se ferramentas eficientes para peitar a concorrência.
A comunicação é um vendedor trabalhando 24h por dia levando para o público-alvo argumentos positivos que ajudam na decisão da compra e em outro nível, ajudam na lembrança da marca. E o design pode melhorar o desempenho funcional e estético de praticamente tudo que há dentro de uma empresa. O design e a comunicação convencem pessoas a experimentarem novas experiências e esse pode ser o começo da briga pelo primeiro lugar.


_______________________________________________________________

Texto e ilustração - Ulisses Saravalle
© Uiip. Todos os direitos reservados