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Tiros ao alvo
A primeira coisa é entender que o retorno é proporcional ao investimento se...


Para fazer propaganda é preciso alinhar três dados que sustentam a mecânica da comunicação: o Target que é o público-alvo, o Budget que é o orçamento disponível e a Midia, que são as plataformas de comunicação ou veículos.
A primeira coisa é entender que o retorno que a propaganda gera é proporcional ao investimento, quanto mais exposição, maior é a procura e melhores são as vendas apesar do resultado nunca ser exato. A segunda coisa é separar a verba (budget) para pagar a propaganda que é formada por três custos: Criação, Produção e Veiculação.
Definida essa verba de acordo com as possibilidades de investimento será realizado um planejamento para aplicar esse dinheiro em determinados veículos de comunicação como jornais, revistas, canais de TV, rádios, internet, mídias alternativas e tantos outros que tenham um histórico que apresente informações sobre o seu poder de penetração.
Os veículos serão selecionados de acordo com sua eficiência para levar a mensagem ao público-alvo que deve possuir um perfil definido ou segmentado. Ele pode ser formado por mulheres, homens, crianças de determinadas faixas etárias, ser de uma região específica, ou possuir hábitos de consumo parecidos. O perfil do consumidor ideal é descoberto através de pesquisas.
De acordo com o budget e o Target são escolhidos os veículos e sua abrangência, ou seja, até onde geograficamente a propaganda chegará se apenas em uma cidade, um estado, um país e assim por diante. Por último é definido a Frequência ou quantas vezes a propaganda será exibida para o mesmo público.

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Texto e ilustração - Ulisses Saravalle
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